Últimos Posts

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Iniciando a Consciência Financeira

Quem está iniciando a vida profissional avista, com o primeiro salário, mares nunca antes navegados, e muitas vezes, enrosca no primeiro recife que encontra pelo caminho, ficando ali encalhado por anos sem ninguém aparecer para socorrer.

Nas escolas que estudei do ensino médio, entre particulares e públicas, nunca havia ouvido falar em como administrar uma renda, e isso é muito sério em nosso país. Nem mesmo nas universidades existe algum interesse em formar empreendedores, todos somos orientados a estudar para conseguir um bom emprego ou para passar no vestibular.

 Aí eu faço a seguinte pergunta: Por que não nos é ensinado gestão financeira?

Assim, poderíamos evitar uma série de problemas financeiros que, acredito, todos já devem ter passado pelo menos uma vez na vida. Assim, com a ambição de ser mais consciente com meus gastos resolvi, com o próprio esforço, me dedicar a aprender o que nem na escola e nem em casa aprendi direito.

 Há 2 anos consegui meu terceiro emprego, mas foi só a partir desse momento que precisei realmente aprender a “mexer” com dinheiro. Percebi entre um livro e outro, um blog e outro, um site e outro, que tudo gira em torno de um único verbo: POUPAR. “Mas como poupar se o salário não chega até o final do mês?”. É ai que entra a gestão financeira, onde, dependendo de cada realidade, irá definir quanto você poderá poupar. De ante mão já adianto uma conta bem simples: divida seu salário em 3 montes; um monte deve ser utilizado para os gastos com moradia; outro monte para gastos pessoais; e o terceiro monte você deve poupar. Fácil?

 Faça as suas contas, verifique se você consegue fazer essa divisão, se não conseguir provavelmente você está tentando ter um “status”, ou estilo de vida, que seu salário não comporta.

 Fico por aqui mas volto em breve. Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário